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Camara

11/04/2019 - 08:42h

Suspensão de Obras na Antônio Heil Preocupa Vereadores e Câmara Exige Explicações do Governo Estadual

A notícia de que a duplicação da Rodovia Antônio Heil (SC-486), que liga Brusque a Itajaí, será temporariamente paralisada, aliada à precariedade de sinalização e infraestrutura geral da via, que coloca em risco a segurança de milhares de pessoas, esteve em foco na Câmara de Brusque durante a sessão ordinária desta terça-feira, 9 de abril. Acolhendo proposição do vereador Jean Pirola (PP) - no Requerimento 32/2019, aprovado em plenário - o Poder Legislativo convidará o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), coronel Carlos Hassler, para discorrer, em sessão da casa legislativa, a respeito de como o governo estadual planeja dar andamento às obras.---   Em nota divulgada nesta mesma terça-feira, o Deinfra - que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) pretende transformar em Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), na reforma administrativa do estado - informou que “irá rescindir o contrato com o Consórcio SC-486, formado pelas empresas Triunfo e Compasa, responsável pela execução da duplicação da rodovia”. O texto argumenta que o encerramento do contrato se faz necessário porque “o consórcio enfrenta dificuldades para finalizar a obra e não conseguiria cumprir o prazo de entrega”. Ao encerrar, o órgão pontua que está tomando todas as medidas para que a obra seja retomada e concluída o quanto antes.------   “Há também todos os serviços que precisam ser acabados, como o escoamento da água pluvial, porque qualquer chuva está colocando barro dentro das casas”, ressaltou Pirola. “Tem também a questão da iluminação pública. Os postes de energia foram retirados e, segundo a Celesc [Centrais Elétricas de Santa Catarina], não podem mais ser colocados”.-----------   “Se vão quebrar o contrato, quem vai assumir? Quando? O que vai fazer? Não podemos mais ficar na expectativa de que o governo que entra não dará continuidade às ações da gestão anterior. Não podemos mais pensar dessa forma”, prosseguiu o vereador. “Os trechos que já foram executados têm qualidade, mas agora a rodovia está desleixada. É preciso andar dez quilômetros para fazer um retorno, porque pensaram em baratear, mas não nas pessoas”, emendou, criticando depois a ausência de passarelas para a travessia segura de pedestres entre as margens da Antônio Heil.-----   No requerimento, Pirola registra ainda “os constantes acidentes ocorridos no local e a falta de informações” fornecidas pelo governo estadual à Câmara, que já endereçou outras mensagens a Florianópolis no mesmo sentido. Até o momento, a duplicação era financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).-------------   Apoio do plenário:   Durante a discussão da matéria, parlamentares ocuparam a tribuna para manifestar apoio à iniciativa de Pirola e endossar a importância de Hassler atender ao convite da Câmara.-------   “Precisamos, sim, de uma resposta urgente do secretário [Hassler], sobre o que será feito. Se a rescisão contratual acontecerá imediatamente, se o governo estadual, através da secretaria, irá executar a obra imediatamente”, contribuiu Alessandro Simas (PSD), que também reprovou qualquer suposta intenção da gestão Moisés de entregar a Antônio Heil para a iniciativa privada quando a via estiver finalmente duplicada.-------   “Alguém tem que nos trazer uma explicação”, cobrou André Rezini (PPS). “Entendemos que houve mudança de governo, mas precisamos de uma definição, porque a nossa região está sendo muito prejudicada, principalmente os turistas e os moradores das localidades que são cortadas pela rodovia. À noite, ela está impraticável, a sinalização é um perigo total”, acrescentou.---------   Claudemir Duarte, o Tuta (PT), sugeriu que tenham sido improvisadas alterações nas obras à revelia do projeto técnico de execução. Para ele, por causa disso, o consórcio Triunfo-Compasa estaria pleiteando um “termo aditivo” - ou seja, mais dinheiro para concluir o empreendimento. “Se o governo não der o aditivo, a obra não vai acabar. E o aditivo que eles querem é muito grande”, alertou.-----   Indicação:---   Recentemente, em 12 de março, o vereador Ivan Martins (PSD) também se ateve à situação da Antônio Heil na Indicação 49/2019, de sua autoria. Na proposição, ele solicitava o envio de mensagem ao governador e destacava que “os pequenos trechos que se encontram inacabados tornam-se perigosos aos milhares de motoristas que por lá perpassam diariamente”.----------*Assessoria    

 

 

 

 
 
 
 
 
 

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